De 2005 para cá, o console viu o Nintendo Wii tomar a dianteira e ainda briga pelo segundo lugar com o PlayStation 3. A Microsoft, com o Kinect, está mirando nos jogadores casuais e a Live chega, finalmente, ao Brasil no dia 10 de novembro.
Dê um passeio pela história do console
Xbox 360 | Produtora: Microsoft | Lançamento: 2005
O Xbox 360 foi o primeiro console de "nova geração" a ser lançado, em 2005. Ainda levaria mais de um ano para que a Sony contra-atacasse com o PlayStation 3 e a Nintendo explorasse o mercado de games casuais com o Wii.
Condemned: Criminal Origins | Produtora: Monolith | Lançamento: 2005
O console chegou às prateleiras com 18 games à disposição, incluindo representantes de franquias de peso, como "Perfect Dark Zero" e "Tony Hawk"s American Wasteland". Jogos como o perturbador "Condemned: Criminal Origins" indicavam o tom majoritariamente maduro que o console seguiria por um bom tempo.
Halo 3 | Produtora: Bungie | Lançamento: 2007
O game mais bem-sucedido de Xbox 360 foi "Halo 3", com mais de 8 milhões de cópias vendidas até dezembro de 2009. O game, que finalizava a saga da franquia mais famosa da Microsoft, foi empurrado por uma gigantesca campanha de marketing. Assim como "Halo 1" no Xbox original, "Halo 3" foi um grande vendedor de consoles para a empresa de Bill Gates.
Gears of War " Produtora: Epic Games | Lançamento: 2006
Outra franquia que ajuda a definir o console é "Gears of War", criada por Cliff Bleszinski e sua equipe na Epic Games. O game revolucionou o mercado de tiro em terceira pessoa, com um sistema de cobertura imitado até hoje por quase todos os games, de alguma forma ou de outra.
3RL | Xbox 360
Xbox Live | Microsoft | Lançamento: 2005
Super Meat Boy | Produtora: Team Meat | Lançamento: 2010 | Plataformas: Xbox Live Arcade, Windows, Mac OS X, WiiWare
Para comprar coisas na Live, o jogador precisa comprar créditos próprios da Microsoft, os Microsoft Points. Atualmente, nos EUA, 80 Points equivalem a US$ 1. Downloads na Live podem custar de 160 a mais de 2000 Microsoft Points, dependendo do que for o conteúdo em questão.
Limbo | Plataforma: Playdead Studios | Lançamento: 2010 | Plataforma: Xbox Live Árcade
A partir do dia 10 de novembro, a Xbox Live chega ao Brasil e os jogadores vão ser incentivados a migrar suas contas. A Live brasileira vai ser lançada com um preço atrativo na renovação do pacote Gold: se a compra for feita sem o suporte físico de cartões com códigos, o jogador pode pagar R$ 15 por um mês ou R$ 89 por um ano, com planos intermediários.
Xbox Elite nas cores preta e branca | Microsoft
No Brasil, atualmente, o Xbox 360 é vendido em duas versões: Arcade e Elite. Oficialmente, a versão Arcade sai a R$ 999, com os games "Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts" e "Fable 2", cabo HDMI, um controle e memória interna de 256 MB. A versão Elite vem na cor preta e traz os mesmos itens, com o acréscimo de um HD de 120GB " útil para quem planeja navegar pela Live e comprar jogos por lá " e um controle remoto, para usar o console como um DVD player.
Xbox 360 Slim e Kinect | Lançamento: 2010
A Microsoft está apostando suas fichas agora no Kinect, uma câmera que detecta os movimentos do jogador e os traduz para comandos nos games. Com o periférico, a empresa pretende conquistar o público casual que atualmente inunda o Wii. A ideia é que o Kinect é o modo mais simples de se jogar, pois não exige nenhum tipo de joystick.
Kinectimals | Produtora: Frontier Developments | Lançamento: 2010 | Plataformas: Xbox 360 (Kinect)
O Kinect, é claro, tem seus problemas. Primeiramente, ele exige uma sala relativamente grande para triangular com precisão a posição do jogador. O segundo problema, se é que isso é um problema, é que os games de lançamento foram quase que exclusivamente voltados ao público casual, deixando os jogadores hardcore de "Halo" e "Gears of War" a ver navios. O periférico ainda não foi lançado no Brasil e o preço previsto é de R$ 600.












Nenhum comentário:
Postar um comentário