Qual jogo vcs querem que eu poste um detonado?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Spore

Spore

Spore (ou SPORE) é um jogo "maciço de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuído pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.
A versão completa do jogo foi lançada em 4 de setembro de 2008 na Austrália e no Japão, porém as lojas australianas começaram as vendas dia 2 de setembro de 2008 devido ao fuso horário local. O jogo foi lançado na Europa, América do Sul e na Nova Zelândia em 5 de setembro de 2008. Dia 7 de setembro do mesmo ano, o jogo foi lançado no restante do mundo, inclusive na América do Norte.
Spore foi lançado por download direto, na EA Store e por meio físico. Recebeu uma edição especial, denominada Spore Edição Galáctica, além da versão regular.
Ao todo, foram quase de 7 anos de desenvolvimento, desde 2002. Durante todos esses anos, o jogo passou por várias mudanças radicais, que incluíram a retirada de vários recursos e estágios na versão final do jogo
Spore Origins é um jogo da franquia Spore lançado para celulares, iPod e iPhone. Ele é totalmente focado no Estágio Celular do Spore original, com adaptações e menos recursos. No jogo, o jogador controla uma única célula diante de 18 níveis diferentes, podendo modificá-la usando o Editor de Células do jogo. O jogo possui algumas diferenças em cada plataforma, sendo que nos celulares, a versão é bem mais simples do que no iPhone, sendo que a versão para o iPhone possui recursos TouchScreen, e um gráfico mais polido e definido, além de suporte a diversas tecnologias do aparelho. A versão para celulares é mais simples, e possui um gameplay adaptado, permitindo também disputas onlines em batalhas de células de jogadores, podendo exibir a célula vencedora em ranks em tempo real no site oficial. A versão para iPod é um meio termo entre a versão para celulares e iPhone, apesar de ter um gameplay e gráficos idênticos à versão para celulares.
Spore Origins foi lançado no dia 25 de agosto de 2008 para iPod e 5 de setembro de 2008 para celulares e iPhone.

Spore Origins

Gameplay

O objetivo do jogo é evoluir a sua célula, comendo outras criaturas menores. A cada nível você vai liberando novas características para o editor de células, dando mais poder à sua célula. Os níveis variam desde simples oceanos, a até pântanos ou poças. O cenário pode apresentar diversos inimigos, células épicas, células menores, filhotes e obstáculos, como bolhas gigantes, pedaços de meteoros, pedras, e outras coisas.

Editor de Células - iPhone

O Editor de Células da versão para iPhone possui bastante diferença em relação às versões para Celulares e iPod. Além de ter mais partes e mais opções de personalização, o editor suporta tecnologia TouchScreen, onde o jogador pode arrastar as partes e redimensioná-las com o dedo. Também é possível usar a mesma funcionalidade para pintar sua célula. Usando o recurso da câmera em tempo real, é possível personalizar a célula tirando uma própria foto de seu rosto, usando a câmera do iPhone. Cada parte adicionada à célula pode interferir na velocidade, investida, defesa, movimento, e muitos outros valores.

Editor de Células - Celulares e iPhod

O Editor de Células da versão para os celulares e iPod é mais simples que a versão para iPhone. Usando os controles de teclas, é possível redimensionar, pintar e adicionar novas partes à célula. Cada parte pode ter um valor específico na célula, podendo aumentar sua velocidade, movimento, visão, saúde, defesa ou investida. A célula personalizada do jogador pode aparecer no rank do site oficial, se ela for usada em alguma batalha online.

Gráficos  

Os gráficos das versões para celulares e iPod são inferiores aos da versão para iPhone. A versão para os celulares e iPod apresenta gráficos clássicos, em pixels e em 2D, com texturas pré definidas e bons efeitos de borrado, dando realismo ao cenário. A versão para o iPhone aproveita a capacidade do aparelho, e apresenta gráficos muito parecido com a versão do Estágio Celular do Spore para PCs, em 3D e com ótimos efeitos
Spore Hero é um jogo da franquia Spore para o Nintendo Wii lançado no dia 6 de outubro de 2009. Anunciado oficialmente em fevereiro de 2009, Spore Hero é uma espécie de Estágio Criatura mais complexo e adaptado para o console da Nintendo. O jogo tira aproveito dos Wii Remote e de outras tecnologias do Nintendo Wii, e tem como principal alvo, o público infantil, apresentando gráficos coloridos e cenários abertos.
Spore Hero também inclui um Editor de Criaturas, que inclui a maioria das partes do Editor de Criaturas da versão do Spore para PCs, como as partes, texturas e cores, mas também inclui algumas coisas novas. Não é possível ajustar o corpo da criatura com o editor, e é preciso selecionar um corpo já definido para editar sua criatura.

Spore Hero

Gameplay  

O jogo se passa em um planeta desenvolvido. A espécie do jogador será jogada contra o planeta através de um grande meteoro. Inicialmente, o jogador terá que controlar uma criatura simples e pequena, que será um filhote, e tentar sobreviver e não ser devorado por outras criaturas, além de cumprir pequenos mini-games. Os princípios básicos iniciais serão se socializar com outras criaturas do mesmo nível. Deste modo, novas partes serão desbloqueadas para melhorar diversos atributos de sua pequena criatura. À medida que a criatura do jogador for evoluindo, novas partes serão desbloqueadas, e novos mini-games, cada vez mais difíceis, terão que ser completados para evoluir.

O cenário tem certas partes que estarão bloqueadas até o jogador conseguir desbloqueá-las, cumprindo certos objetivos. O cenário é relativamente grande e complexo. A maior parte dele é de áreas verdes e abertas, montanhas e cavernas, mas também há cenários fechados, como um castelo, e outros interiores. Cada nível tem um cenário diferente, podendo ser desde um cenário ensolarado e colorido, a até cenários escuros, à noite, em lugares frios, etc.

Um dos atrativos do jogo, é os "Evolutionary Quests". Eles são objetivos que o jogador pode cumprir, em alguns momentos opcionalmente, para ajudar outras espécies a não ser extintas, como matar uma determinada espécie que está causando um desequilíbrio na cadeia alimentar, etc. Esses objetivos são obrigatórios em alguns momentos, e eles irão vir de espécies aliadas a espécie do jogador.

Editor de Criaturas  

O Editor de Criaturas do Spore Hero é muito parecido com o Editor de Criaturas da versão do Spore para PCs, e inclui a maioria das partes dele, e também as texturas e cores. O conceito é o mesmo da versão do Spore para PCs, e basta o jogador arrastar e soltar partes no corpo da criatura. Em contrapartida, não é possível ajustar o corpo da criatura pela sua coluna vertebral, e o jogador tem que escolher um corpo já pronto, similar ao editor do Spore Creatures. Também existe um Modo teste, onde o jogador pode testar os movimentos de sua criatura.

Para desbloquear partes do jogo, você precisa se socializar com outras espécies, e assim, ganhando as partes dessa espécie como presente, ou cumprindo objetivos e evoluindo. O jogo também inclui um sistema de combates, que dependerão das partes que o jogador possui em sua Criatura. Ganhando alguns combates também poderão render novas partes.

Também existe um medidor de complexidade que serve para impor um limite na criação do jogador. As partes do jogo também são do Spore Medonhas & Fofinhas.

Sistema de Combates  

Como o jogo é voltado ao público casual, ele é muito similar ao sistema de combates do Estágio Criatura. O uso do Wii Remote é essencial nos combates, e os movimentos da criatura na hora de investir, socar, morder, e realizar outras tarefas, é definida de acordo com os movimentos que o jogador faz com o Wii Remote.

Nos combates, as partes que a criatura na qual o jogador usa também são essenciais para vencer. É possível usar a maioria das habilidades clássicas do Estágio Criatura do Spore para PCs, como investir, morder, cuspir veneno, além de outras partes especificas, como bolas de tentáculos, etc. Ao ganhar combates, é possível avançar de nível, e ganhar novas partes.

Wii Remote

O uso do Wii Remote é essencial na maioria das coisas realizadas durante todo o jogo. Logo no começo do jogo, por exemplo, é necessário "sacudir" o Wii Remote, fazendo com que o ovo da criatura do jogador também seja sacudido, e consequentemente, rachando e quebrando, permitindo que a criatura saia do ovo. Nos combates, realizando um movimento especifico, como um movimento de "espadada" ou "cortada", é possivel realizar combos de ataques de diferentes modos.

Nos mini-games, o uso do Wii Remote é mais essencial ainda. Para correr em corridas com outras criaturas, é necessário fazer movimentos de corrida com o Wii Remote. Para movimentar objetos, é preciso mirar com o Wii Remote e seguir as instruções da tela. A variedade de mini-games é muito grande, já que é o principal atrativo do jogo.

Estágios

Estágio Celular

O Estágio Celular é o primeiro estágio do Spore. Neste estágio, o jogador deve controlar sua célula em uma poça primordial 2D e conseguir pontos de DNA. A célula do jogador pode comer algas ou carne dependendo de sua dieta. O objetivo é ficar grande e forte o suficiente para poder prosseguir para o Estágio Criatura.

Este estágio serve como tutorial, do jogo.introduzindo as ferramentas básicas do jogo, as formas de se alimentar, conseguir novas partes nos estágios seguintes e o conceito de arrastar partes dos editores

História  

Tudo acontece quando um pedaço de um meteoro cai no oceano de um planeta. As condições de vida lá felizmente eram perfeitas, permitindo que sua célula possa se desenvolver com segurança. A partir daí, o jogador passa a ter controle da célula. Ao decorrer do estágio, irá acontecer uma verdadeira batalha para definir qual será a célula que irá alcançar a evolução. Nos momentos finais do Estágio Celular, a terra firme é habitado por Criaturas Hiper Épicas, que são extintas de forma misteriosa. A célula que conseguir evoluir, irá para o Estágio Criatura.

Gameplay  

Gameplay do Estágio Celular.

Logo no começo desse estágio, o jogador pode decidir se sua célula irá ser Carnívora ou Herbívora. Se o jogador escolher a opção Carnívoro, sua célula irá se alimentar de outras células, ou pedaços delas espalhadas pelo cenário, e será agressiva. Normalmente, essa escolha é a mais desafiadora, já que a prioridade será lutar contra outras células. Se a escolha do jogador for a opção Herbívoro, a sua célula deverá se alimentar de pequenas algas verdes que flutuam pelo cenário, ou então, agarradas em grandes agrupamentos de algas. A opção Onívoro também está disponível, mas é necessário achar uma boca onívora primeiro, ou colocar uma boca de cada. Ser onívoro permite que sua célula se alimente tanto de carne, como de algas. Quanto mais sua célula se alimentar, mais ela irá ganhar pontos de DNA e crescer, evoluindo seu ciclo de evolução.

O seu progresso é exibido em uma barra semi-transparente na parte inferior da tela. Quando a barra de evolução se completar, você poderá colocar pernas em sua célula, com o Editor de Pré-Criaturas, e assim, ir para o Estágio Criatura.

No cenário, poderá haver células grandes, que normalmente aparecem ao fundo do cenário, e logo após, perto de você, onde elas irão tentar devorar sua célula. Elas sempre são Carnívoras e muito agressivas, além de se movimentarem muito rápido. Mesmo que depois, sua célula provavelmente irá devorar essas células, que antes, era uma ameaça para você. Sempre haverá uma muito maior que a sua. O cenário é variado, e pode ir desde fundos azuis dos oceanos, a até pântanos e locais rasos, provavelmente perto de praias.

No final do Estágio Celular, uma pequena cutscene exibe sua célula, já criatura, saindo do oceano e avistando a praia. Sua criatura terá a aparencia baseada em o que você criou com o Editor de Pré-Criaturas. Você poderá alterá-la durante todo o Estágio Criatura.

Controles

Ação
Teclado/Mouse
Mover para qualquer direção
Aponte o mouse, clique em qualquer lugar e segure.
Mover para frente
W/Seta para cima
Mover para trás
S/Seta para baixo
Mover para a esquerda
A/Seta para a esquerda
Mover para a direita
D/Seta para a direita
Aproximar/Afastar câmera
+/- ou a roda do mouse


Para nadar constantemente em uma direção, clique em um local do cenário e segure o botão do mouse. Para atacar ou se alimentar, apenas nade até o seu objetivo.

Níveis  

Ao todo, são 5 níveis que são necessários para evoluir e ir para o Estágio Criatura. Em cada nível, sua célula aumenta de tamanho e desenvolve um cérebro.

  • O Nível 1 é iniciado logo após que o meteoro atinge o oceano. Seu trabalho será se alimentar de 5 pedaços de carne ou algas, dependendo de sua dieta. Normalmente, ser carnívoro aqui é mais díficil, já que você irá ter que atacar células muito mais desenvolvidas que a sua.

  • O Nível 2 é sua primeira chance de encontrar células de sua espécie. Você também poderá encontrar, pela primeira vez, grandes agrupamentos de pequenas algas. Logo após atingir esse nível, uma célula da espécie Poky é morta por uma célula da espécie Mordedor. Logo após isso acontecer, a sua primeira parte irá aparecer para ser coletada, a espiga. Vá até ela para conseguir essa parte. Matar outras células desenvolvidas irão lhe dar novas partes, neste nível.
  • O Nível 3 é um nível relativamente rápido. Mate uma célula Rosado, Punky ou Narigus para ganhar novas partes.
  • O Nível 4 é um definitivo, quando você pode encontrar uma nova parte elétrica. Mate uma célula da espécie Zumbidor para consegui-la.
  • Nível 5 traz você para mais perto da praia, onde você pode encontrar mais ovos de células e outras células desenvolvidas, que também estão prontas para evoluir. Eles são uma boa fonte de alimento, se você conseguir comê-las.

Reprodução

A reprodução irá lhe dar acesso ao Editor de Células. Ela estará disponível logo apos recolher qualquer parte de célula pelo cenário, ou a partir de 15 pontos de DNA, no começo do estágio. Sua célula pode chamar outra célula da mesma espécie, em seguida, colocar um ovo, no qual leva o jogador ao Editor de Células. A reprodução é uma das coisas mais importantes deste estágio, pois irá ajudar na evolução de sua célula.

Missões

As missões são opcionais no Estágio Celular. Elas não são obrigatórias para a evolução da célula para o próximo nível e são exibidas na parte superior esquerda da tela.
Missão
Objetivo
Disponível
Dificuldade
Recompensa
Comer
Coma 5 alimentos
Desde o começo
1/5
Pontos de DNAs
Coletar
Desbloqueie todas as partes de Células
Nível 1,5
3/5
6 Partes adicionais


A missão de comer é simples: coma 5 alimentos, dependendo de sua dieta. A missão de coletar necessita que você desloqueie todas as partes de células, o que pode ser mais demorado.

Saúde e Danos  

A maioria das células possuem 6 HPs, e também possuem um poder de dano diferente. As células épicas são as que mais podem causar danos, podendo matar uma célula em apenas uma investida. Células elétricas e venenosas podem causar uma pequena quantidade de dano, porém, podem deixar rastros, que podem causar muito mais danos em uma célula. Sua célula pode ter um poder de dano variado, dependendo das partes usadas por elas.
Existem 4 tipos de tamanhos diferentes entre as células:
  • Células filhotes são muito mais pequenas que a sua célula. Elas não representam perigo, e podem ser comidas em uma mordida. Porém, podem causar uma leve taxa de dano, se possuir tentáculos. A maioria delas podem estar acompanhadas de suas células mães, o que pode ser uma dificuldade para o jogador. Porém, é possível achar várias delas perdidas no cenário.
Células elétricas e épica ao fundo.
  • Células normais geralmente são do mesmo tamanho que a sua célula, e você pode atacá-las para conseguir uma boa quantidade de comida, se sua dieta for do tipo. Elas representam um perigo ligeiro, porém, você pode se defender facilmente e comê-las em poucas mordidas. Células mães de filhotes, geralmente são deste tamanho.
  • Células Predadores são maiores que a sua célula. Se você conseguir matá-las, pode render muita comida. Mais não é fácil matá-las, e elas podem representar um grande perigo. A maioria das células elétricas e venenosas estão nesse grupo. Elas quase sempre são Carnívoras, e estão à procura de células menores.
  • Células Épicas são muito, muito maiores que a sua célula. Elas são praticamente indestrutíveis, e podem ser mortas se você conseguir achar o ponto fraco delas. Elas também podem matar sua célula com uma mordida. Elas representam um extremo perigo. Ao encontrar uma dessas, você realmente terá que correr muito, pois elas se movem muito rápido. Quando o jogador é perseguido por uma delas, um som avisa que sua célula está sendo perseguida.

Tamanho da célula
Poder de dano em sua célula
Células Épicas
6HPs (Pode tirar toda a sua saúde)
Células Predadoras
3HPs
Células Normais
2Hps

Sua célula pode realizar diferentes quantidades de danos, dependendo das partes que ela usa, e o tamanho do inimigo. Partes venenosas e elétricas não fazem efeito em células que também possuem partes venenosas ou elétricas.
Parte de Célula
Dano em uma Célula Predadora
Dano em uma Célula Normal
Dano em uma Célula Filhote
Espeto
1HP
3 HPs
0 HP
Maxilar
0 HP
3 HPs
6 HPs
Veneno
0 HPs
3 HPs
6 HPs
Elétrico
1 HP
3 HPs
6HPs

Objetos interativos

Exemplos de vários obstáculos bloqueando a passagem de uma célula.
  • Pequenas algas verdes podem ser encontradas no nível 1. Células com filtros herbívoro pode comê-las para obter pontos de DNA e restaurar uma pequena parte da saúde delas. Elas também ajudam a evoluir e aumentar de tamanho. Sua célula precisa ser herbívora para se alimentar de algas.
  • Grandes agrupamentos de algas, também conhecidas como Flakes, são encontrados a partir do nível 2, e desaparecem no nível 4. Eles são uma grande fonte de alimentos para células herbívoras e onívoros, e um ninho de outras células para carnívoros se alimentarem delas. Quando sua célula cresce, esses grandes agrupamentos de algas se tornam pequenas algas simples e pequenas.
  • Pedaços de carnes podem ser encontradas a partir do primeiro nível. Elas normalmente ficam flutuando pelo cenário, separadamente, ou quando alguma outra célula é derrotada. O tamanho dos pedaços de carne aumentam à medida do seu nível. Porém, às vezes, você encontra pedaços de carnes muito grandes, que precisam ser trituradas por sua célula, usando pontas ou bocas especiais.
  • Os ovos aparecem somente no nível 5. Qualquer tipo de boca ou célula pode comê-los. Ovos muitos grandes não podem ser comidos. Algumas células mães liberam ovos quando são derrotadas.
  • Cristais são objetos que bloqueiam o cenário. Eles podem lhe atrapalhar, ou ajudar a fugir de outras células maiores. Eles flutuam pelo cenário, e são sólidos, não podendo ser destruídos.
  • Bolhas de ar flutuam pelo cenário em vários tamanhos, e podem ser estouradas. Porém, algumas bolhas gigantes não podem ser estouradas, e são um problema, ou não, quando você está fugindo de outras células.
  • Correntes de água estão em vários lugares. Elas podem ser um problema, se você estiver indo na direção contrária delas. As correntezas de agua possuem uma grande força em todas as células, são capazes de dissolver rastros de veneno, porém, células épicas são capazes de quebrar essas correntezas ao passar por elas.
  • Rastros de veneno são deixados por células venenosas. Qualquer célula que passar sobre o rastro, pode perder pontos de vida rapidamente. Se você tem partes venenosas, você não irá sofrer danos ao passar por elas.
  • Ondas elétricas são similares aos rastros de venenos, lançadas por células com partes elétricas. Elas podem perseguir sua célula e você terá uma grande perda de vida. Novamente, se você tem partes elétricas, não irá sofrer danos.
  • Pedaços de meteoros contêm partes para o Editor de Células. Eles podem ser quebrados e abertos, porém, não necessitam de nenhuma arma ou parte especial. Basta nadar até eles.

Partes & Habilidades

Você pode desbloquear novas partes encontrando pedaços de meteoros, derrotando outras células, ou simplesmente encontrando partes de células pelo cenário. Ambos os modos, irão habilitar novas partes para serem usados com sua célula, no Editor de Células. Partes custam pontos de DNA. Cada vez que a célula do jogador se alimenta, os pontos de DNA vão aumentando. No primeiro nível, sua célula recebe cerca de 1,75 de DNA por alimento; no segundo recebe 1,25; no terceiro recebe 1 ponto; etc. O valor máximo de DNA permitido é 100 Pontos. Existem diversas partes que podem ser achadas e destravadas.
Todas as células que são controlados por NPCs, usam partes ocultas que não podem ser usadas pelo jogador. Porém, adicionando um pequeno parâmetro ao iniciador do jogo, é possível ter mais 4 páginas de novas partes para serem usados no Editor de Células. Infelizmente, não é possível jogar ou salvar uma célula usando essas partes ocultas. Portanto, você apenas poderá usá-las no editor.

Editor de Células  

O Editor de Células funciona do mesmo modo que todos os editores do jogo. Quando você tiver pontos de DNA suficientes, você poderá chamar sua célula companheira, acionando o Chamado de Acasalamento. As ondas sonoras dela poderão indicar aonde ela está. Quando o jogador nada até ela. Uma pequena animação irá aparecer, e logo em seguida, sua célula irá deixar um ovo naquele local, e você poderá acessar o Editor de Células.

Habilidades consequenciais  

Depois de completar o Estágio Celular, você pode receber um dos três cartões de habilidades consequenciais, que irão lhe dar habilidades exclusivas nos estágios seguintes e definir sua filosofia no Estágio Espacial. Os três cartões são: Herbívoro, Carnívoro e Onívoro,

Dieta no Estágio Celular
Habilidade consequencial para o Estágio Criatura
Habilidade consequencial para o Estágio Tribal
Habilidade consequencial para o Estágio Civilização
Habilidade consequencial para o Estágio Espacial

Realizações  


Dicas  

  • Se você começar a jogar como um herbívoro, coloque dois conjuntos de olhos em sua célula. Deste modo, você poderá vender um conjunto por 5 DNAs, lhe dando vários pontos de DNA logo no começo.
  • Quando você está comendo algas em movimento, tente segui-las. Elas sempre são atraídas por algas gigantes.
  • Coloque tentáculos em volta de sua célula. Tente colocar um tentáculo na parte da frente e atrás, na diagonal superior direita, e inferior esquerda dela. Isso irá deixá-la completamente defensiva e protegida.
  • Coloque uma boca ao lado de sua criatura. Isso irá derrotar outras células mais facilmente.
  • Coloque um tentáculo na parte de trás de sua célula. Com o mouse, aumente o tamanho dele no máximo possível. Isso irá fazer com que as células que te perseguirem nunca consigam lhe fazer danos. Também pode ser útil pra diminuir o poder de dano de Células Épicas, quando estão te perseguindo.
  • Quando sua célula for perseguido por uma Célula Épica, tente nadar ao redor de objetos, como bolhas e cristais. Nadar para grupos de células também pode desviar a atenção da Célula Épica para outras células.
  • Nunca tente atacar um grupo de células predadoras. Elas podem lhe derrotar em poucos segundos.
  • Use os lançadores de venenos para deixar rastros e derrotar células inimigas que estão te perseguindo.
  • As partes elétricas são uma das melhores. Basta lançar diversas ondas de eletricidade contra outras células, e todas elas poderão virar um monte de carne. Quando você estiver no nível 5, você pode usá-las contra outras células, para desbloquear mais partes.
  • Você pode colocar uma parte dentro da outra, no Editor de células. Coloque uma boca Carnívora e um filtro Herbívoro, e você poderá ser Onívoro. Lembre-se, ser onívoro significa que você irá completar o Estágio Celular duas vezes mais rápido, já que irá comer duas vezes mais rápido.
  • Bocas carnívoras fazem um grande estrago. Use elas no começo do estágio.

Níveis de dificuldades  

O Estágio Celular pode ser jogado em três níveis de dificuldade: Fácil, Normal e Difícil. Dependendo do que você escolhe, várias coisas podem mudar. Escolher o modo fácil pode ser útil para conseguir a realização Velocista.
  • Nível Fácil: Onívoros são pacíficos e quase nunca te atacam. Carnívoros lhe atacam raramente. Células Predadoras são raras. Todas as células irão nadar mais lentamente do que o normal. Uma célula da espécie Poky será morta por uma da espécie Mordedor e irá lhe dar uma parte extra.
  • Nível Normal: Onívoros estarão mais presentes. Carnívoros irão lhe atacar normalmente. Predadores irão ser tão comuns quando outros tipos de células. Células irão nadar normalmente. Uma célula da espécie Poky será morta por uma da espécie Mordedor e irá lhe dar uma parte extra.
  • Nível Difícil: Onívoros são agressivos. Carnívoros irão lhe atacar a todo momento. Predadores irão ser extremamente agressivos e rápidos. Células irão continuar a nadar normalmente. Uma célula da espécie Poky não será morta por uma da espécie Mordedor e você não irá ter uma parte extra. A espécie Dourado (Célula) será encontrada no Nível 1.

Curiosidades  

  • O Estágio Celular pode ser comparado com o jogo favorito de Will Wright, Pac-Man.
  • O Estágio Celular é extremamente parecido com o famoso jogo FlOw.
  • Existem duas células chamadas Maa e PAA. A célula Maa libera ovos, que logo depois se transforma em células filhotes, que é uma mistura entre a MAA e o PAA. Isso acontece porque o PAA e o pai e a MAA e a mãe.
  • Apesar do Estágio Celular demorar apenas 15/20 minutos para ser concluído, durante todo esse tempo, são passados mais de 1 Bilhão de anos, sendo o estágio mais longo do Spore em termos de anos.
  • Herbívoros só podem comer plantas. No entanto, eles podem comer os ovos de outras células.
  • Se você encontrar uma célula Herbívora (você também precisa ser), ela irá imitar todos os seus movimentos.
  • Durante os milhares de anos finais do Estágio Celular (segundos finais), a superfície do planeta é habitado por Criaturas Hiper Épicas. Porém, elas são extintas misteriosamente, antes do jogador vê-las. Durante os estágios seguintes, é possível encontrar ossos e pegadas gigantescas dessas criaturas.
  • As células não podem ser compartilhadas na Sporepédia, porém, alguns usuários conseguiram compartilhá-las graças a um bug no jogo.
  • No livro "A Arte do Spore", Ocean Quigley fala que o principal objetivo da equipe de arte do Estágio Celular, era dar a sensação de ser extremamente pequeno e frágil, e então, ir crescendo e evoluindo, até conseguir se tornar um predador. Segundo Ocean Quigley, outro objetivo era passar ao jogador a sensação de se sentir honrado por evoluir e ir para a superfície, no meio de trilhões de outras células. A equipe também queria dar a sensação do jogador estar se movimentando em um ambiente liquido, onde tudo flutuava
Estádio Criatura

"Você acabou de sair da agua, o ar entra em seu pulmão está frio e você está sozinho, agora você tem que evoluir pra mostrar que é superior, vá até o seu ninho e comece a aventura!" - Spore

O Estágio Criatura é o segundo estágio do Spore, depois do Estágio Celular e antes do Estágio Tribal.
Depois da conclusão do Estágio Celular, a célula do jogador cresce e ganha um cérebro, capaz de ir à superfície de seu planeta. O objetivo do jogador no Estágio Criatura é aumentar o tamanho do cérebro de sua criatura, até ele ficar grande o suficiente para que ela fique inteligente e possa avançar para o Estágio Tribal. Para isso, é necessário ganhar pontos de DNA, que são ganhos ao aliar-se a outras espécies eu extinguí-las.
O Estágio Criatura é o primeiro estágio em 3D do jogo. Nele, o jogador controla uma única criatura, embora seja possível ter um bando, com um máximo de quatro criaturas (incluindo a do jogador). As criaturas devem comer outras criaturas ou frutas, dependendo de sua dieta no Estágio Celular. Se uma criatura não comer, ela pode morrer de fome.
A reprodução é muito importante no Estágio Criatura, pois com ela, o jogador tem acesso ao Editor de Criaturas, que permite que ele personalize sua criatura, assim como adicionar partes que proporcionam habilidades especiais a ela.

História  

Terra á vista! No Estágio de Criatura, a sua criatura sai do mar primordial para estabelecer uma ponte entre as outras espécies terrestres do planeta. Conforme você for explorando o mundo, irá encontrar várias outras espécies, algumas amigáveis e outras nem tanto. Você precisa desenvolver suas habilidades sociais para fazer novos amigos, e habilidades de combate para enfrentar os seus inimigos. Ao longo do caminho, você ganhara "Pontos de DNA", que podem ser usados para evoluir sua criatura, ganhar Inteligência, completar a jornada rumo ao raciocìnio e avançar até o Estágio Tribal.

Objetivos

O estágio da criatura, se resume em interagir com outras espécies. Você deve se aliar a outras espécies ou levá-las à extinção.
Para se aliar com outras espécies você deve usar suas habilidades sociais (Cantar, Dançar, Encantar ou Posar), imitando-as.
Para levá-la a extinção, você deve eliminar uma certa quantidade de membros daquela espécie. Para isso, você deve usar suas habilidades de combate (Morder, Cuspir, Investir ou Golpear).
Além disso, você deve se alimentar regularmente durante o estágio, pois se não o fizer, irá morrer.

Criador  

O Criador de Criaturas é tão clássico e importante que foi lançada uma versão só disso sozinha para venda! Nele você pode: Adicionar partes como garras, clavas, glândulas, espinhos ou mandíbulas para melhorar seu desempenho em combate, ou adicionar partes como flores, patas(para dançar), bocas, mãos(para posar), espigadas ou cavidades para melhorar as chances de impressionar outras espécies. Para conseguir novas partes de criatura no modo jogo, você deve se aliar com criaturas Alfa, matá-las ou desenterrar partes de ossadas gigantes, que você encontra em sua jornada.

Curiosidades

Nave dos Grox no Estágio Criatura.

  • Antes de sua criatura sair da água, o seu planeta era habitado por Criaturas Hiper Épicas, das quais você encontra ossos, dos quais extrai partes de criatura.
  • Você pode até nadar na água, mas não se afaste muito da terra! Nas profundezas do mar moram Criaturas Hiper Épicas que se alimentam de quem ousa nadar mais fundo como o Monstro do Mar.
  • É possível observar naves espaciais adentrando o espaço aéreo, como no Estágio Tribal. Essas naves podem ser naves de algum império aleatório, ou pode ser a nave final dos Grox.
  • Você pode notar que com o tempo você vai conhecer novas espécies, isso é bom, até que você conhece os Épicos e os criminosos, as Criaturas Épicas fazem juz ao nome, enquanto sua criatura tem entre 10 e 100 de vida, eles tem 1000, e são impossiveis de se aliar.
  • Já as Criaturas Criminosas tem 250 de vida e um relacionamento neutro com sua espécie.Elas são excelentes para estar em seu bando,ajudando muito a caçar ,socializar e principalmente,a matar Épicos

Controles  

Ação
Teclado/Mouse
Mover para frente
W/Seta para cima
Mover para trás
S/Seta para baixo
Virar a esquerda
A/Seta para a esquerda
Voar virar a direita
D/Seta para a direita
Mover á direita
E
Mover á esquerda
Q
Pular e Bater as asas (se a sua criatura tiver habilidade)
Barra de Espaço
Ativar/Desativar a habilidade de Espreitar
Z
Ativar/Desativar a habilidade de Correr
SHIFT
Selecionar criatura mais próxima
F
Usar Cantar(social)/Morder(ataque)
1
Usar Dançar(social)/Investir(ataque)
2
Usar Encantar(social)/Golpear(ataque)
3
Usar Posar(social)/Cuspir(ataque)
4
Afastar/Aproximar á Cãmera
Botão -/+ ou Roda do mouse
Girar a cãmera para a Esquerda/Direita
</>
Girar a câmera/ajustar ângulo
Clique e segure a roda do mouse, movendo o cursor
Chamar o seu parceiro(acasalar)
BACKSPACE


Eventos  

  • Criatura Épica - Uma Criatura Epica terá como alvo a área que o jogador se encontra, e desafogar. Recomenda-se vivamente a fugir (a não ser que você está tentando matar um), como Criaturas Épicas podem matar a criatura do jogador em um golpe. (a única vez que não é letal é se você tem mais de 100 saúde caso em que a sorte pode sair e perder apenas 100.) Contudo, matando um épico que você vai ganhar a realização Matador de Épicos. Epopéias são colocados aleatoriamente ao redor do mundo, e são geralmente guardam muitas pilhas de ossos grandes, que possuem peças valiosas.
  • Chuva de Meteoros - Haverá um flash na tela, e um grande meteoro vai cair ao chão, e quando trava ele irá quebrar em pedaços, que chover no planeta. Outras criaturas será executado em torno de terror. Isto parece não ter nenhum efeito visível sobre o planeta, mas se um meteorito atinge a sua criatura, você será atordoado por um tempo.
  • UFO - Um OVNI vai aparecer no céu. Pode ser um de seus UFOs, um OVNI Maxis, UFOs feitas por outros jogadores, ou mesmo uma nave espacial Grox. No entanto, ele vai voar ao redor, e pode abduzir outras criaturas ou plantas. Tenha cuidado, pois ele pode tentar raptar um dos membros da sua matilha. A criatura que você está controlando não costuma ser raptada, no entanto.
  • Naves caídas - A nave acidentada, por vezes, ser visto enterrado no chão. Se for um nave Grox, haverá uma nuvem venenosa em roxo, embora esta nuvem não tem efeito sobre o jogador.
  • Tempo - Na maioria das vezes, o clima é bastante constante, mas muito ocasionalmente tempestades aparecem com chuva, raios e trovões.
  • Casulos - Casulos Estranho que chocam em criaturas.
  • Monstro do Mar - Se a sua criatura nada muito longe da costa, a criatura vira comida do monstro marinho.
  • Pontos turísticos - Interessante Geografia e ossos gigantes.
  • Habitats - Existe uma grande variedade de habitats em Spore com flora e fauna diferente, florestas e apenas alguns ninhos enquanto costas pode ter muitos.
  • Criaturas Dormindo - Às vezes, certas criaturas do sono, e se acordou, com raiva do criatura jogadores.
  • Vulcões - Geralmente tem um vulcão no planeta natal do jogador. Você pode chega até seu topo e entrar dentro do vulcão caso sua criatura tiver asas, porem graças a fumaça vulcanica, sua criatura ira ser empurrada para cima até chegar proximo a atmosfera.
Estágio Tribal

No Estágio Tribal, a sua espécie ganhou o controle do fogo e formou uma pequena tribo. Mas logo outras tribos também se formam, e todas estão competindo para se tornar a primeira civilização do planeta. Com a sua inteligência recém-adquirida, os membros da sua tribo podem começar a criar e usar ferramentas, que são úteis para coletar mais comida e sustentar uma população maior e, com isso, aumentar a influência da tribo!


Fogo, comida quente, destruição! Essa descoberta leva o pobre, indefeso e burro "bicho" a uma vida em grupo, com cultura, comida e armas.

Tirando o foco de uma só criatura, você controla a tribo inteira, todos com o mesmo uniforme porém cada um com seu nome (definido pelo jogo).

Habilidades  

As habilidades ainda contam: pode-se ver suas criaturas correndo ou voando. Ainda têm necessidades e para construir cabanas de ferramentas é necessário comida. A criatura terá que colher frutos e algas caso seja herbivora, ou caçar animais ou peixes caso seja carnivora.

Habilidades Consequentes  

A tabela abaixo mostra as habilidades conquentes do Estágio Tribal.

Cartão recebido no Estágio Tribal
Habilidade consequente para o Estágio Civilização
Habilidade consequente para o Estágio Espacial
Amigável
Nuvem Negra: Desativa torres e estruturas de entretenimento.
Saudações Graciosas: Relacionamentos iniciais melhores (+10).
Hábil
Ataque Publicitário: Permite a compra das cidades mais rapidamente.
Febre Colonial: Ferramentas colonias mais baratas.
Agressivo
Bomba Engenhoca: Dano radioativo contra veículos e estruturas.
Negociante de Armas: Ferramentas de combate mais baratas.

Objetivos  

Destrua a tribo rival, roube seus alimentos e destrua a cabana principal, ou leve seu líder e a "banda" para uma apresentação e um presente. As criaturas sem cérebro também são interativas: pode-se adestrá-las ou caçá-las e caso ninguém esteja cuidando da tribo, elas roubam sua comida.

Cabanas  

No mesmo estilo de social e anti-social, você tem cabanas de instrumentos musicais como didgeridoos, maracás e cornetas e também de armas como machados que causam mais dano a criaturas, tochas causam mais dano a construções e lanças que são como a habilidade de "cuspir" podendo atacar de longe. Há três cabanas de ferramentas neutras, os bastões de cura, arpões de pesca que aceleram a pescaria, e bastões de colheita que aceleram a colheita de frutas.

Cabana de Armas  

Existem cabanas que fornecem armas para atacar outras criaturas ou membros tribais.

  • Machado de Pedra
Arma melhor para combate corpo a corpo.
  • Lança
Arma do gênero de longo alcance, os personagens a arremessam em direção do enimigo.
  • Tocha de Fogo
Arma com especialidade de destruir as edificações enimigas.

Cabana de Instrumentos  

Existem cabanas de instrumentos musicais, que servem para impressionar outras e tribo, e aliar-se a elas.
  • Maracá
  • Didgeridoo
  • Corneta

Cabana Neutra  

Existem cabanas que fornecem habilidades diversas; Bastões de Cura curam membros tribais feridos, Bastões de Coleta aceleram a coleta e arpões de pesca aceleram a pesca de peixes ou algas.
  • Bastão de Cura
  • Bastão de Coleta
  • Arpão de Pesca

Concluindo o Estágio Tribal

A cada tribo aliada/destruída você ganha uma peça para seu tótem. Ao terminar seu tótem, você será levado para o Estágio Civilização.

Quando o totem da sua tribo estiver completo e você decidir avançar ao Estágio Civilização, o chefe tribal começará um discurso sobre o futuro da tribo. No final do discurso, o chefe juntará todas as ideias (menos uma de torta) e o Estágio Civilização começa.
Estágio Civilização

O Estágio Civilização é o quarto e penúltimo Estágio do Spore. Depois de construir uma prefeitura, o Estágio Tribal é finalizado, e o Estágio Civilização é iniciado. No Estágio Civilização, o objetivo é focado na interação, troca de cultura, estratégias, guerras e acordos, afim de definir qual é a civilização que irá comandar toda a espécie no Espaço. Este estágio é o primeiro onde todo o arsenal de tecnologia de sua espécie está a serviço da dominação, seja por meios econômicos, militares ou religiosos. Cada nação pode ter diferentes tipos de veículos e estruturas, e podem manter uma postura diplomática, agressiva ou neutra. O Estágio Civilização é focado em apenas um objeto; Dominar todas as outras nações, por meio Militar, Econômico ou religioso, até atingir um Programa Espacial, e construir uma Nave para explorar o espaço.

Gameplay  

A engine principal é parecido com o Estágio Tribal. Sua civilização pode conquistar outras civilizações por meios militares, ou sem disparar um único tiro. O conteúdo principal de valor desse estágio é as Fontes de especiarias, que podem ser conquistadas pela terra, ou pelo mar. Quanto mais fontes de especiarias sua civilização conseguir controlar ao mesmo tempo, mais vantagens você poderá ter.
Todas as civilizações podem ter é construir três tipos de veículos: Carros, aviões e barcos. Eles são diferenciados não so pela aparência, mais pelas habilidades: Velocidade, poder e resistência. Cada tipo de veículo pode conter diferenças entre esses valores. Cada valor pode causar um impacto em outro valor, por exemplo: Colocando muitas armas em um tanque, pode fazer com que ele se torne menos resistente e mais devagar. Isto é feito para manter o balanceamento de cada veículo.

Estruturas

Existem diferentes tipos de estruturas em uma cidade:

Prefeitura  

  • Prefeituras são essenciais para uma cidade e são também obrigatórias.

Torre de Defesa

  • Torres de defesa são capazes de defender uma cidade de forma muito eficiente. Elas geralmente são diferentes em aparência, mas sempre possuem o mesmo poder. Torres de defesa de cidades militares dispara poderosas rajadas de tiros, e torres de defesa de cidades religiosas disparam rajadas de encantos.

Casa  

  • Casas aumentam a população da cidade, e permitem que você faça mais veículos. Elas também podem aumentar a resistência de uma cidade, até ela ser destruída.

Entretenimento  

  • Centros de Entretenimento deixam a população feliz e mais produtiva.

Fábrica

  • Fábricas aumentam a produtividade de uma cidade, aumentam a eficiência das fontes de especiarias, mas podem causar infelicidade na população de uma cidade.

No Estágio Civilização, assim como no Estágio Tribal, o jogador não pode editar sua criatura, mas pode equipa-la com diferentes acessórios e roupas.

Veículos

Veículos Militares  

  • Terrestres: Conquistam cidades por meios Militares na Terra.
  • Aquáticos: Conquistam cidades por meios Militares na Àgua.
  • Aéreos: Conquistam cidades por meios Militares voando pela Atmosfera.

Veículos Religiosos

  • Terrestres: Conquistam cidades por meios Religiosos na Terra.
  • Aquáticos: Conquistam cidades por meios Religiosos na Àgua.
  • Aéreos: Conquistam cidades por meios Religiosos voando pela Atmosfera.

Veículos Comerciais

  • Terrestres: Conquistam cidades por meios Comerciais na Terra.
  • Aquáticos: Conquistam cidades por meios Comerciais na Àgua.
  • Aéreos: Conquistam cidades por meios Comerciais voando pela Atmosfera.

Habilidades Conseqüentes

Cartões adquiridos no Estágio Civlização
Habilidade conseqüente no Estágio Espacial
Efeito
Religioso
Guardião Verde
Diminui a frequencia de desastres naturais em toda as suas colônias.
Econômico
Gênio da Especiaria
Aumenta a produção de especiarias em todas as suas colônias
Militar
Piraticida
Essa habilidade funciona como repelente de piratas, reduzindo as chances de ataques

Estágio Espacial

O Estágio Espacial é o quinto e último estágio do Spore. Ele começa logo depois do término do Estágio Civilização, quando os engenheiros de sua nação desenvolvem uma nave espacial capaz de viajar pelo espaço, visitar outros planetas de seu sistema, e até mesmo explorar toda a galáxia. Assim que os engenheiros terminam a construção de uma nave espacial, o jogador tem total controle de sua nave, e tem que passar por testes de controle da nave e análises em outros planetas, e logo em seguida, em outros sistemas planetários.
No Estágio Espacial, o jogador pode realizar contato com milhares de outras espécies inteligentes, além de impérios galácticos em planetas distantes, civilizações menos evoluídas, tribos, e espécies de criaturas não inteligentes. As tarefas básicas do jogador são terraformar planetas, expandir seu império, aumentar sua reputação na Federação Galáctica, guerrear com outras civilizações ou aliar-se a elas, e por fim, descobrir um grande segredo relacionado ao Núcleo Galáctico e aos Grox.

História


Logo depois de uma intensa guerra entre diferentes poderes, sua nação conseguiu dominar todas as outras nações de seu planeta, por meios militares, religiosos ou econômicos. A cor de sua nação está estampada em todas as cidades. Para comemorar, os engenheiros de sua nação resolvem apontar suas expectativas para o espaço. Eles resolvem então, criar um programa espacial, e uma nave espacial capaz de viajar pelo espaço e explorar outros planetas. Depois de pesquisas e desenvolvimento, sua nação consegue finalmente construir uma nave espacial, e você é convidado para ser o piloto de testes dela.
Depois disso, você tem que passar por alguns testes de controle de sua nave, para se acostumar com ela. Logo em seguida, é necessário deixar a atmosfera de seu planeta pela primeira vez. Você recebe algumas missões para o seu sistema solar, até descobrir um possível indício de uma espécie inteligente por perto. Em seguida, você tem que sair de seu sistema planetário pela primeira vez, e viajar até uma estrela vizinha, onde encontrou uma nave espacial acidentada, com uma rota alienígena. Então você é ordenado a seguir essa rota, que aponta para um planeta selvagem, sem vida inteligente. Porém, seus radares encontram uma cidade destruída, um indício definitivo de vida inteligente. Os sistemas de defesas daquele planeta, que ainda estavam funcionado, acionam três naves robôs. O sistema de defesa ainda realiza uma tentativa de contato com sua nave, insistindo que você é aparentemente um Grox. Mesmo assim, o jogador tem que destruir as naves de defesa, analisar a cidade, coletar alguns dados, e voltar para o seu planeta de origem.
Este tutorial é extremamente importante para a primeira vez que o jogador estiver jogando. Porém, ele pode ser totalmente evitado, caso o jogador deseje não realizá-lo.

Gameplay


Apesar de o Estágio Espacial nunca ter um fim definitivo, há dois objetivos principais: virar onipotente, e chegar no Núcleo Galáctico. Além desses dois objetivos principais, ainda resta ao jogador encontrar o planeta Terra, que se localiza em um pequeno setor da galáxia, e destruir Os Grox. Também é possível terraformar planetas, expandir seu império, encontrar novas espécies de criaturas, tribos, civilizações e impérios, aliar-se com outras espécies alienígenas inteligentes, ou destruí-las, declarando guerra.
Durante todo o Estágio Espacial, o único jeito de explorar a galáxia é usando um sistema que permite viajar estrela por estrela. Existem três níveis de visão; visão galáctica, onde o jogador tem a visão de toda a galáxia, e é possível viajar entre as estrelas; visão solar, onde o jogador pode viajar entre planetas de um sistema planetário; e visão planetária, onde o jogador pode explorar um planeta livremente. Cada um desses níveis pode ser alterado aumentando ou diminuindo o zoom com a roda do mouse, bastando viajar até uma estrela, aumentar o zoom, escolher o planeta desejado para a exploração e aumentar o zoom novamente, para explorar esse planeta livremente.




Entre toda a evolução espacial, o jogador pode ganhar melhorias em sua nave, completando diferentes objetivos, chamados de emblemas. Essas melhorias incluem melhorias das armas existentes da nave, novas armas, como lasers, mísseis e bombas, novas ferramentas sociais, ferramentas de terraformação, modelação de planetas, análise, além de melhoria na saúde, na energia, no propulsor interestelar e na carga de sua nave. Apesar de tudo, todos essas melhorias necessitam ser compradas pelo jogador. Todos os impérios com um certo nível de relação positiva com você irão lhe dar acesso ao seu bazar, onde você pode comprar todos essas melhorias, assim como novas armas e ferramentas, por um certo custo de Sporegranas. As Sporegranas são ganhas pelo jogador quando ele completa missões, destrói naves ou cidades, completa objetivos, acha objetos raros e vende-os para impérios, ou simplesmente realiza comércio de especiarias com outros impérios.
O jogador pode avistar algumas formações galácticas, como buracos negros e discos protoplanetários, além de diversos tipos de estrelas e planetas. O jogador também pode usar buracos negros para se tele transportar para pontos aleatórios da galáxia, porém isso necessita de uma ferramenta chamada Chave do Buraco de Verme.

Controles

Controles de voo

Ação
Teclado/Mouse
Voar para frente
W/Seta para cima
Voar para trás
S/Seta para baixo
Voar para a esquerda
A/Seta para a esquerda
Voar para a direita
D/Seta para a direita
Voar um nível mais alto/baixo
HOME/END
Mover para a direita
E
Mover para a esquerda
Q
Afastar/Aproximar do solo/Aumentar nível da câmera
Roda do mouse/Botão - ou +/X + Barra de Espaço

  • Você pode usar combinações do teclado para se mover em direções diferentes.
  • Para posicionar a câmera em sua nave, você pode usar os controles do canto inferior esquerdo da tela.

Controles Interestelares

Ação
Teclado/Mouse
Voar um nível mais alto/baixo
HOME/END
Elevar câmera
W/Seta para cima
Rebaixar câmera
S/Seta para cima
Girar câmera para a esquerda
A/Seta para esqierda/<
Girar câmera para a direita
D/Seta para a direita/>
Aproximar/Afastar câmera
+/- ou roda do mouse

  • Para viajar entre as estrelas, selecione uma estrela e clique nela.
  • Para viajar entre planetas, na visão solar, selecione um planeta nele.

Planetas


Durante toda a exploração do Estágio Espacial, é possível encontrar milhares de planetas. Todas as estrelas da Galáxia Spore possuem pelo menos um planeta em sua órbita. Existem três categorias principais de planetas, e várias subcategorias, listadas abaixo:
Planetas inabitáveis:
  • Planeta T0 - Um planeta sem nenhum tipo de vida, como os planetas abaixo.
    • Planeta Congelado - Um planeta frio e com uma extrema quantidade de gelo em sua superfície.
    • Planeta de Lava - Um planeta totalmente composto por lavas quente e bolas de fogo.
    • Planeta Seco - Um planeta seco, sem água, com uma superfície montanhosa, cheia de areia e sujeira.
    • Planeta Aquático - Um planeta úmido e com muita água.
    • Planeta Frio - Um planeta sem gelo em sua superfície, sem atmosfera e com uma baixa temperatura.
    • Planeta Árido - Um planeta quente, sem água líquida, com areia cobrindo toda a superfície.
    • Planeta Fervente - Um planeta com água em sua superfície, mas que está começando a esquentar.
    • Planeta Derretido - Um planeta que possui gelo em sua superfície, mas apresenta água em estado líquido.
  • Gigante Gasoso - Um planeta sem superfície, que não pode ser colonizado, mas pode possuir luas.
Planetas Habitáveis:
  • Planeta de Origem - O planeta em que sua espécie se desenvolveu nos estágios anteriores.
  • Planeta T1 - Um planeta com pouca vida e plantas, com um clima e temperatura aceitáveis.
  • Planeta T2 - Um planeta com uma boa quantidade de espécies. Clima e temperatura bons.
  • Planeta T3 - Um planeta com muita vida, muitas plantas, atmosfera e clima perfeitos.
Outros tipos de planetas:
  • Planeta Cubo - Um planeta em forma de cubo. Ele somente foi adicionado no Patch 1.02.
  • Planeta de Contos de Fadas - Um planeta especial e com formas inéditas, porém, extremamente raro.
  • Planeta de Crateras - Um planeta estranho, com uma enorme quantidade de crateras.
  • Planeta 201 - Um planeta com uma cidade arruinada. Pode ser encontrado em uma das missões iniciais do Estágio Espacial. Existe apenas um desse planeta na Galáxia Spore.
  • Jogo salvo - Um planeta que você possui em outro jogo salvo.
  • Planeta raro - Planetas com formas raríssimas e exageradas, como montanhas gigantescas e cores fortes.
  • Lua, Cometa e Asteroide - Outros corpos planetários, que podem aparecer na maioria dos planetas e sistemas planetários.
  • Planeta Destruído - Um planeta que foi destruído pelo Destruidor de Planetas, e não é acessível mais. Ele desaparece depois de um período de tempo após liberar toda sua massa em rotação.

Formações Galácticas

Na Galáxia Spore, existem muitos tipos de formações e fenômenos galácticos que o jogador pode encontrar. Algumas formações raras também podem dar certas premiações ao jogador. Algumas formações galácticas podem ter consequências, outras são apenas para enfeitar a galáxia do jogo. Algumas são úteis, com os buracos negros.

Formações galácticas comuns


.

Há muitas formações galácticas comuns na galáxia.
  • Nebulosas - Apenas um enfeite para a galáxia do jogo. Não podem ser visitadas.
  • Supernovas - São apenas de enfeite para a galáxia do jogo, porém, geralmente elas podem se originar de estrelas gigantes azuis, que depois de bilhões de anos, se tornam supernovas.
  • Estrelas - Bolas de plasma luminosas. Elas são extremamente importantes para a galáxia. Existem cerca de 100/200 mil delas na galáxia. Elas possuem planetas orbitando em sua volta também.
  • Planetas - Objetos feitos de uma junção de pedras, gases, rochas e outras materiais, que orbitam estrelas. Eles possuem um nível de variação muito grande.
  • Luzes verdes - Muitas vezes, elas aparecem em qualquer lugar da galáxia, e apenas duram cerca de 2 segundos. Elas teoricamente indicam que uma nova formação galáctica se originou.

Formações galácticas raras



A maioria pode ser muito rara, mas algumas delas podem ser bastante comuns.

Raridades


Enquanto você explora a galáxia, sua nave será equipada um dispositivo SETI. Ele permite detectar além de sinais sonoros de vida inteligente, objetos raros, tais como estátuas históricas, cristais, e outras peças que podem valer Sporegranas. Essas coisas podem variar desde objetos raros para até ferramentas de pintura e modelagem planetária. É possível também que uma nave pirata emita falsos sinais para seu dispositivo, e assim, atraí-lo para uma armadilha. Quando isso ocorre, assim que entra na atmosfera do planeta, a nave do jogador é atacada por piratas.

Emblemas


Um emblema é um certificado de reconhecimento que você recebe da Federação Galáctica, geralmente quando você realiza um certo número de tarefas idealizado por ela, como criar alianças, iniciar guerras ou fazer compras de estrelas. Existem cinco níveis para cada emblema, exceto três, que só podem ser atingidos uma vez. Cada nível é mais díficil que o outro, e a quantidade de coisas para fazer aumenta em cada um deles.

Promoções galácticas


Ao acumular emblemas, você poderá receber uma promoção galáctica da Federação Galáctica. As promoções podem ser exibidas na barra inferior central na tela. Quando mais você tiver promoções galácticas, a barra estará mais completa. Assim quando você ganha uma promoção galáctica, o controle de comando de seu império entra em contato com você para falar sobre a conquista. Dependendo das promoções galácticas, a galáxia irá te conhecer por diferentes nomes, desde "Capitão" a até "Onipotente". Porém, seu Planeta Natal sempre irá te conhecer como simplesmente "Capitão", mesmo que você tiver alcançado o nível máximo de promoção galáctica.
  • Cadete - Concedido logo quando você tem acesso à sua nave espacial.
  • Capitão - Concedido quando você finaliza o tutorial inicial.
  • Comandante - Concedido quando você atinge 5 pontos de emblemas.
  • Comodoro - 15 pontos de emblemas.
  • Almirante - 30 pontos de emblemas.
  • O Grande - 50 pontos de emblemas.
  • O Renomado - 75 pontos de emblemas.
  • O Lendário - 140 pontos de emblemas.
  • Todo Poderoso - 180 pontos de emblemas.
  • Ser Supremo - 225 pontos de emblemas.
  • Onipotente - 275 pontos de emblemas.

Pontos de relação




Os pontos de relação são um medidor do seu relacionamento com um império. Quanto mais pontos de relação você possui com um império, mais ele vai gostar de você. Os pontos de relação são ganhos ao realizar coisas boas para um império, como concluir missões, dar presentes e comercializar produtos com ele. Também é possível que os pontos de relação fiquem negativos, o que acontece ao realizar coisas ruins para um império, como atacar colônias dele, diminuir o nível-T de seus planetas e roubar especiaria dele.
Dependo da ação que o jogador realiza com um império, da filosofia que ele segue, e de seu temperamento, os pontos de relação podem aumentar ou diminuir. É preciso ter um nível de relação verde para se aliar a um império. Para isso, o jogador precisa agradá-lo, realizando missões para eles, dando presentes e dando ajuda para eles. Porém, ao realizar ações negativas, como destruir naves deles, cidades, usar ferramentas prejudiciais, a relação com eles podem abaixar.

Terraformação







Uma das principais habilidades do Estágio Espacial é a terraformação de planetas. Ela é essencial para colonizar planetas, e expandir o império do jogador. Para a terraformação, existem diversas ferramentas específicas para aumentar ou diminuir a temperatura e atmosfera de um planeta. Algumas ferramentas são fixas, outras são descartáveis e possuem unidades usadas. A Terraformação é uma forma de deixar um Planeta T0, em um planeta habitavel, que pode alterar entre Planeta T1, Planeta T2 e Planeta T3.
Existe um poder secreto no jogo, chamado Cajado da Vida, que serve para terraformar planetas de forma instantânea, e completar a cadeia alimentar de um planeta, assim como adicionar plantas e oceanos a eles
Estágios Perdidos

Estágio Molecular

O Estágio Molecular foi um dos estágios removidos do Spore. Anunciado na DICE 2007, ele seria o primeiro Estágio do jogo, antes do Estágio Celular, baseado na teoria de que cargas elétricas na água dos oceanos, junto com as condições atmosféricas da Terra no passado, que causariam a criação de certos tipos de proteínas essenciais à vida. Essas proteínas então iriam se juntar, formando as primeiras células, dando início ao Estágio Celular.
O jogador teria que juntar essas moléculas em um jogo similar ao Tetris para poder dar origem a sua célula. Ainda não sabe exatamente, mas este estágio poderia ser em 2D, similar ao Estágio Celular. Seria um estágio relativamente curto e rápido, com poucas dificuldades e desafios. Já foi revelado que esse Estágio foi apenas um conceito, e jamais foi colocado em prática.

Motivo da remoção

É provável que o Estágio Molecular foi retirado pois os produtores preferiam a teoria da Panspermia, de que a vida surgiu de colisões de meteoros vindo do espaço. Atualmente, esta teoria é totalmente aplicada o jogo.
Estágio Aquatico

O Estágio Aquático foi um dos estágios removidos da versão final do Spore. Estaria entre o Estágio Celular e o Estágio Criatura. Durante o demo do SXSW 2007, Will Wright afirmou que o Estágio Aquático estava à beira de ser cortado do jogo por diversos motivos. No entanto, ele disse também que, se o estágio fosse cortado do jogo, as civilizações aquáticas seria uma das primeiras coisas a acrescentar nas expansões futuras. Apesar de que a primeira expansão, Spore Aventuras Galácticas, não ter absolutamente nada relacionado a isso, ainda é aceitável que haverá uma expansão do tipo. Mas segundo os próprios engenheiros do jogo, é improvável que todo o estágio seja adicionado ao jogo novamente, devido à quantidade enorme de bugs e inconveniências nos controles e animações.

Jogabilidade

No Estágio Aquático, o jogador poderia controlar sua espécie marinha, que iam desde peixes, anfíbios e répteis. O ambiente aquático seria extremamente diversificado, indo desde cavernas, montanhas aquáticas, agrupamentos de algas e plantas, até a parte abissal. O jogador poderia editar sua criatura aquática pelo Editor de Criaturas Aquáticas, onde era possível adicionar nadadeiras, sensores, bocas, olhos, braços, e muitas outras partes. A maioria delas seriam as mesmas do Editor de Criaturas.
Além de um ambiente cheio de criaturas perigosas e amigáveis, os ambientes aquáticos iriam incluir Criaturas Épicas Aquáticas, além de possivelmente, incluir tribos formadas, com espécies marinhas inteligentes. Assim como no Estágio Criatura, haveria carnívoros, herbívoros e onívoros, cada uma com sua dieta.

Criaturas aquáticas

No Estágio Aquático, as criaturas iriam desde peixes menores, a gigantescas criaturas aquáticas épicas. Haveria uma cadeia alimentar, que poderia incluir o jogador. À medida que o jogador iria adquirindo pontos de DNA, ele iria subir na cadeia alimentar, mas não iria poder chegar ao topo dela, dominadas pelos épicos. Todas as criaturas do jogador poderiam ser editadas com o Editor de Criaturas Aquáticas, e dependendo das partes que o jogador adicionaria ao seu peixe, suas habilidades e temperamentos poderiam alterar-se. Se o jogador adicionasse muitas partes agressivas, sua criatura seria agressiva e teria mais dificuldades para se socializar com outras espécies, por exemplo. Porém, haveria mais chances de subir na cadeia alimentar. Já as partes sociais, iriam oferecer várias habilidades para se socializar com outras criaturas. Porém, iria oferecer menos chances de subir na cadeia alimentar.

Terreno

No Estágio Aquático, foi planejado um grande mundo com grandes e aprofundadas Montanhas, profundas trincheiras, planícies, colinas subaquáticas, e coisas do gênero. O ambiente do estágio seria um dos mais diversificados, podendo conter uma gigantesca variedade de plantas, espécies de peixes, algas, cavernas, etc. Apesar de tudo, o único vídeo apresentado na SXSW 2007 mostrou um Estágio Aquático com um ambiente muito menos variado e muito mais simples que as fotos de conceitos do estágio. Diga-se quase impossível transferir o conceito do estágio para o jogo.
Durante uma entrevista, Will Wright afirmou que a Maxis ainda não tem planos de incluir o Estágio Aquático em uma futura expansão. Segundo ele, a Maxis está focada no aprimoramento do jogo em geral, e não pretende realizar modificações radicais no núcleo central do jogo por enquanto.

Universo subaquático

Houve até uma proposta para mundos subaquáticos, com civilização subaquática e espécies inteligentes formando tribos e construindo cidades aquáticas. Haveria um ciclo de evolução totalmente voltado ao mundo subaquático. Logo depois de evoluir e atingir a inteligência, o jogador poderia construir uma tribo aquática, em um ambiente totalmente abissal, longe do solo do planeta. Logo depois de evoluir, o jogador poderia construir veículos, submarinos e uma cidade aquática. Logo em seguida, o jogador iria para a terra firme, onde poderia encontrar outras espécies de animais, tribos, civilizações, ou até mesmo impérios galácticos. Caso encontrasse uma espécie inteligente, o jogador poderia criar uma aliança e ir para o Estágio Espacial, ou então, destruir essa civilização terrestre para dominar aquele planeta.

Civilizações aquáticas

Quando Spore estava sendo desenvolvido, civilizações aquáticas foram propostas. Considerando que, no Estágio Tribal, você seria capaz de colocar a sua aldeia para iniciar uma tribo. No Estágio Civilização, você seria capaz de criar cidades aquáticas que poderiam fazer veículos perecidos com submarinos. Não se sabe se foi proposto fazer naves que mergulham. As cidades subaquáticas e as ideia de aldeias não foram para o jogo completo, devido a problemas de animação. Você pode, com terraformação, colocar tribos na água graças a um bug em planetas habitados com tribos e terrafomados.

Entrevista  

Inicialmente, iria haver um nível subaquático antes que você subir pra terra, uma espécie de fase de peixe. Nós até fizemos protótipos, que foram mostrados no GDC, mas finalmente decidiu-se tirá-los do jogo. A principal razão foi a navegação. Na poça primordial, você estava operando em um espaço 2-D, essencialmente navegando em um avião. A criatura se movimenta como um avião. Mas no jogo subaquática, você estava em um volume, onde você teria que navegar em 3-D. Foi um modelo de vôo. Então coloque a navegação kibosh sobre a caça submarina, apesar de nossos primeiros protótipos pareceu bastante agradável, com reflexos da luz através da água e alguns agradáveis efeitos subamarinos. Mas esta foi deixada para trás e agora vamos trazê-la indiretamente a partir da nova versão da fase Celular.
  1. Antes as células eram reais mas como tiraram o estágio aquática as células foram reformuladas para parecerem meio peixe meio célula.
Estágio Cidade

O Estágio Cidade foi um dos estágios removidos da versão final do Spore. Estaria entre o Estágio Tribal e o Estágio Civilização. A espécie do jogador entraria em uma nova era de tecnologia, arquitetura e infra estrutura, construindo uma cidade e estabelecendo uma ordem econômica e social em todo o planeta.

Jogabilidade

Basicamente, neste estágio, o jogador construía e criava suas primeiras maquinas tecnológicas. Não havia veículos ou uma forma de se distanciar de sua cidade por algum meio, porém, possivelmente, era possível controlar grupos de criaturas, ou então, elas poderiam sair da cidade para buscar comida, caçar animais, pescar ou buscar frutas, assim como no Estágio Tribal. Era possível avistar outras cidades expandindo a câmera. Cuidando da agricultura, elementos sociais, melhorando a qualidade de vida dos habitantes, e expandindo a cidade, era um dos objetivos principais. Este estágio servia para uma preparação para o Estágio Civilização, onde os interesses sociais iriam ser substituídos pelo desejo de domínio global, e um interesse maior em ir para o espaço. No Estágio Cidade, não havia Guerras, combates ou disputas militares, mas havia disputas econômicas. O jogador teoricamente poderia realizar contato com outras cidades, para discutir e realizar acordos, e assim, fazer aliados ou inimigos para o estágio seguinte.
No Estágio Cidade, era possível escolher e personalizar as muralhas que cercam a cidade do jogador. Não havia um Editor de muralhas, em contrapartida. Possivelmente, as muralhas também poderiam se adaptar automaticamente com as estruturas do jogador, dependendo das partes usadas nelas.

Agricultura

No Estágio Cidade, haveria um tipo de agricultura e cultivação. Haveria solos cultiváveis próximos a cidade, onde os habitantes poderiam ter acesso. Teoricamente, herbívoros poderiam recolher frutas em árvores, carnívoros poderiam caçar animais e pescar, e Onívoros poderiam fazer as duas coisas. Cuidando da pastagem e dos alimentos, era possível gerenciar atividades pecuárias, domesticar animais para oferecer ovos, etc. Também existe rumores de que haveria possibilidades de exploração para recolher madeira, pedra, e outros materiais para construir mais estruturas.
Também iria haver um Editor de Estruturas do tipo, com partes especiais retiradas do Editor de Cabanas Tribais, que também foi removido da versão final do jogo.

Tipos de cidades

6 tipos de cidades diferentes. Não se sabe se o jogador poderia escolher um tipo quando começasse a jogar neste estágio, ou se o tipo iria ser definido de acordo com a cultura e o desenvolvimento da cidade do jogador.
  • Cidades Flutuantes - Aparentemente seriam cidades que poderiam flutuar no ar. Apesar de tudo, não passou de um conceito.
  • Cidade Viva - Um tipo de cidade focada na diversão, prezando a felicidade de seus habitantes.
  • Cidade em movimento - Não se sabe ainda o que seria uma cidade do tipo, mas teoricamente seria um tipo de cidade que poderia se mover pelo planeta.
  • Cidade Subterrânea - Uma cidade que ficaria abaixo do solo.
  • Cidades Arcologies - Um tipo de cidade gigantesca, para ser habitado por um número extremamente alto de habitantes.

Vida social

No Estágio Cidade, a vida social iria ser colocada em primeiro lugar, ao contrário do Estágio Civilização, onde a dominação do planeta é o principal objetivo. No Estágio Cidade, o principal objetivo era satisfazer os habitantes, combatendo diversos problemas sociais, econômicos e políticos. Ainda não se sabe exatamente, mas esses possíveis problemas poderiam incluir a criminalidade, corrupção, greves e protesto de habitantes, e muitas outras coisas. Para resolve-los, o jogador iria precisar realizar diversos objetivos. Por exemplo, se sua cidade está em greve, os grevistas poderiam exigir aumento de salário, ou condições melhores de vidas, menos fábricas e mais casas, entretenimento, etc. Rumores indicam que também iria haver um Sistema de aprovação, onde o jogador poderia acompanhar a porcentagem de pessoas que gostam ou não da governador da cidade, número de habitantes felizes ou não, qualidade de vida, e muitas outras coisas.

Poluição

A poluição seria outro fator importante no Estágio Cidade. E não apenas iria depender da cidade do jogador, mas também de todas as outras cidades. Um planeta poluído poderia deixar todos os habitantes de todas as cidades, infelizes, realizando greves e protestos, deixando de trabalhar e interrompendo a economia. O nível de poluição poderia ser definido de acordo com o número de fábricas em todas as cidades do planeta. Seria comum que outras cidades possuírem mais fábricas do que as outras. Caso alguma outra cidade não aceitasse diminuir a emissão de poluição na atmosfera, seria possível estabelecer acordos, ou rejeitar propostas e fornecimento de diversas coisas.
Ainda não se sabe, mas poderia haver desastres naturais, caso o Estágio Terraformação fosse incluído na versão final do jogo. Esses desastres naturais incluíam tornados, tsunamis, terremotos e tempestades.

Esportes e torneios

Foi especulado que seria possível disputar torneios e competir em esportes, seja ela apenas entre sua cidade, ou com duas ou mais cidades. Se realmente fosse possível, não se sabe se o jogador poderia visualizar ou participar dos torneios e esportes. Os esportes seriam decididos e criados pelo próprio jogo. O jogador poderia escolher uma quantidade de dinheiro para colocar em disputa.

Motivos da remoção

Pouquíssimo se sabe exatamente sobre o motivo da remoção. Muito se especula que o Estágio foi removido devido a sua complexidade. Uma esmagadora porcentagem de pessoas afirmam que o Estágio foi removido propositalmente para que ele seja incluído em futuras expansões, visando lucro na EA Games e Maxis. Outros jogadores afirmam que o estágio foi removido pelo motivo de que o Estágio seria complexo demais, e curto demais.

Curiosidades

  • Seria possível definir os traços de sua espécie no Estágio Civilização. Dependendo do gerenciamento de sua cidade, você poderia ser Militar, Econômico ou Religioso no Estágio seguinte.
  • O Estágio Cidade foi baseado no conceito de que todas as Civilizações do universo precisam passar por um processo social antes de declarar qualquer guerra.
  • O Estágio Cidade seria o único em que a estruturas poderiam ficar fora da cidade.
  • Will Wright disse que o Estágio Cidade seria praticamente uma versão alienígena de SimCity.
  • A maioria das pessoas não vê sentido nenhum na remoção do Estágio Cidade, já que nunca foi apresentando nenhum bug ou defeito com esse estágio.
  • "Arcologies", possívelmente, é uma referência ás estruturas "Arco" do jogo SimCity 2000. Algumas estruturas feitas pela Maxis estão com o indentificador "set:arco", e podem ser usadas como estruturas ainda nos estágios Civilização e Espacial durante o decorrer do jogo
Estágio Terraformação


O Estágio Terraformação foi um dos estágios removidos da versão final do Spore. Estaria entre o Estágio Civilização e o Estágio Espacial. Seria curto, parcialmente integrado com o final do Estágio Civilização. Nele, o jogador necessitava estabilizar diversos aspectos de seu planeta, combatendo desastres naturais, possivelmente tornados e tempestades, evitando a extinção de espécies, criando medidas para evitar que outras cidades aumentem o número de fábricas e assim, evitar um efeito estufa, etc. A jogablidade seria muito semelhante a um processo de terraformação da versão final do jogo.
O Estágio Terraformação era inspirado em uma teoria que propõe que todas as civilizações do universo acabam se autodestruindo antes de atingir o espaço, devido às próprias ações contra o meio ambiente. Era justamente isso que o jogador precisava evitar, para assim, ir para o Estágio Espacial.
Este estágio seria parecido com o jogo SimEarth.

Motivos da remoção

A provável razão pela qual a Maxis removeu o Estágio Terraformação é que ele era simples, e podia ser integrado ao Estágio Espacial, como atualmente. Porém, este estágio seria extremamente importante e decisivo para que a espécie do jogador atingisse o espaço. Alguns rumores sugerem que neste estágio, o jogador poderia criar medidas e projetos para diminuir a emissão de poluição das fábricas, de outras nações, e caso alguma nação se recusasse, o jogador teria a opção de destruir essa nação. Também iria haver desastres naturais como o aumento e avanço dos oceanos, tornados, ciclones, aquecimento global, queimadas em florestas, terremotos, vulcões, etc. Nada disso nunca foi confirmado.
Outro provável objetivo seria estabilizar a cadeia alimentar. Em um certo nível, haveria criaturas carnívoras que iriam ter que ser extintas, para não deixar os herbívoros em extinção. Outro objetivo seria controlar a evolução de certas espécies, usando os editores do jogo.